
A FPB divulgou o calendário da próxima época no dia 27 de Junho mas só agora o vi com mais atenção e resolvi partilhar convosco a minha opinião. Começo então pelos torneios internacionais de seniores. São seis os torneios que estão previstos, Bitburguer Open ( Torneio Grand Prix - Alemanha), Internacionais da Escócia ( International Challenge), Campeonato da Europa de Eq.Mistas (Inglaterra), Internacionais de Portugal ( Internatioanl séries), Campeonato do Mundo de Eq. Mistas (China) e Internacionais de Espanha (International Challenge). Numa época em que para alguns jogadores não é muito importante ganhar pontos mas sim não baixar demasiado o ranking e continuar a competir ao mais alto nível, acho importante a FPB apoiar nestes torneios internacionais. Não sei qual será o critério de escolha mas é sem duvida bom não só para quem já tem ranking e alguma rodagem com também para aqueles que ambicionam por Londres 2012 e têm de começar a subir no ranking e ganhar experiência neste tipo de torneios. Contudo acho que a escolha de alguns torneios não foi a melhor, pois são torneios muito fortes, Bitburguer é um Grand Prix, um torneio que não permite ganhar mais que um ou dois jogos, e isto a jogar na qualificação e para os atletas que estiveram estes dois anos a jogar internacionalmente. Claro que posso estar enganada, mas penso que não será a escolha mais acertada, principalmente se a FPB levar atletas que estão a começar agora nesta "vida" e que precisam de torneios mais fracos, Future Séries, International Séries para que possam jogar mais jogos e ganhar mais experiência. É que isso tem de ser agora, não se pode deixar apenas para os dois últimos anos, aí já não se vai a torneios para ganhar experiência mas sim para ganhar pontos e com isso uma boa posição no ranking. Tal como o torneio da Escócia que apesar de não ser do mesmo nível que o Bitburguer Open é dos torneios mais fortes International Challenge que existe. Muitos podem a estar a pensar que estou a ser injusta porque a FPB tem torneios para levar os atletas e na mesma estou a "criticar". Mas não se trata disso, é muito bom haver alguns torneios, mas têm de haver boas escolhas também para que o dinheiro seja bem investido, que seja benéfico e proveitoso para os atletas e não se vá a um torneio "só por ir". Existem torneios mais fracos e talvez desse para ir com o mesmo orçamento ( procurando viagens Low Cost por exemplo). Repito...é apenas a minha opinião!
Quanto aos resto dos torneios internacionais penso que estão bem, Internacionais de Portugal não se discute como é óbvio, Internacionais de Espanha, país vizinho também está bem e os torneios de equipas acho que para além de tudo, até são merecedores para os atletas.
Uma coisa que também acho que devia ser analisado é o facto de só estar previsto um torneio internacional para Juniores e que é o Campeonato da Europa. Os mais jovens são o futuro da modalidade e só tendo algo que os motive e os façam ver que acreditam neles continuam a treinar bem e a ter ambições e sonhos. Não há uma grande diferença dos nossos não-seniores para os não-seniores de outros países, aliás muitas vezes somos melhores, essa diferença inicia-se quando eles começam a jogar internacionalmente, o que não acontece com os nossos jogadores. Acho que a FPB devia levar os melhores sub-17, sub-19 a pelo menos um ou dois torneios internacionais de Júniores. E para os mais pequenitos porque não um encontro entre Portugal-Espanha?? São algumas ideias.
Quanto aos torneios nacionais a única coisa que espero é que antes de aceitarem as candidaturas para a realização dos torneios que vejam primeiro as condições dos pavilhões, na época passada um ou outro pavilhão nem tinha altura suficiente.:/. Já para não falar no desejo de voltar a ter tapetes e árbitros... (eles ainda existem não existem?)
Um aspecto muito positivo é os torneios de divulgação, é extremamente importante para divulgar a modalidade e trazer novos talentos. O trabalho realizado esta época no desporto escolar foi muito bom e estão de parabéns.:)
Para finalizar...os estágios nacionais, nos dois últimos anos foi difícil juntar todos os seniores, penso que agora será mais fácil e por isso espero que quem venha trabalhar connosco e com os mais jovens venha cheio(a) de vontade fazer um bom trabalho e que os estágios sejam muito produtivos.