quinta-feira, 5 de junho de 2008

Outros beneficios do nosso desporto!

Olá a todos!

Estamos sempre a falar dos problemas da nossa modalidade, dos torneios, dos resultados..etc.Hoje resolvi colocar um post diferente referenciando o badminton não como desporto de competição mas sim como desporto de reabilitação terapêutica. O badminton é um dos desportos que mais ajudam as pessoas ditas "especiais". Os portadores de deficiências mentais têm muitas dificuldades a nível de desenvolvimento motor e funcional,e a actividade física orientada melhora significativamente a condição física, o que é muito importante no que diz respeito aos benefícios das funções fisiológicas, neuro-motoras e somáticas voltadas à saúde destes pacientes. O badminton é um dos desportos que permitem melhorar o desenvolvimento destas pessoas porque é um desporto onde não existe contacto físico, assim os riscos de colisão e contusão são reduzidos, o material é leve o que facilita o manejo e ainda desenvolve a coordenação motora e lúdica em função da curiosidade do jogo. Tendo em conta o que os portadores de deficiência enfrentam a cada dia que passa é gratificante saber que o nosso desporto proporciona uma melhoria na qualidade de vida e no bem-estar físico e psicológico destas pessoas! Não tenho conhecimento da existência de badminton para deficientes em Portugal mas penso que é sem dúvida um desporto importante e acho que devem seguir o exemplo de países como Brasil e Espanha para ajudar os portadores de deficiências.

8 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem Telma por este excelente artigo
Num Campo de Férias realizado no verão de 2006, na Torreira, um grupo de 20 jovens deficientes mentais de Agueda, participaram numa actividade de badminton, da responsabilidade da Associação Regional de Badminton de Aveiro, onde três monitores coordenados pelo professor Ricardo Silva (ex. atleta da Casa do Benfica em Aveiro)
Telma
Peço autorização, para publicar este artigo, no "O Badmintonista"

Fernendo Gouveia

Anónimo disse...

Olá Prof.Gouveia.

Obrigado pelo seu comentário e é claro que tem toda a autorização para o publicar.Cumprimentos e continue com o seu excelente trabalho.

Pedro Sousa disse...

muito bom post telma é bom saber que o nosso desporto tras beneficios para estas pessoas :)

joão boto disse...

Quando se critica o aparecimento de muitos blogs, a falar de badminton, esse pseudo-criticos apenas queriam abafar a voz de quem tem vontade de falar e de exprimir tudo aquilo que lhe vai na alma.
Uma coisa é certa, informação actualzada, diferenciada e isenta, está nos blogs dos carolas do badminton, não no sitio da FPB.
O que o badminton precisa é de gente com ideias, não de retrogadas, pessoas que para eles o desenvolvimento do badminton seria, perderem protagonismo e o poleiro.
Eis um grade exemplo de uma atleta e de um blog sempre actual, feito por jovens e para toda a classe do desporto que se chama Badminton.
Parabéns, pelo teu artigo, e pelo vosso blog.
JB

Anónimo disse...

Excelente post!

Creio que foi uma área que estiveste ligada quando estudaste na FMH. Certo?
Seria importante alguém (porque não tu um dia mais tarde) investigar sobre esta área muito importante.

Tenho lido alguns artigos sobre isso, posso dizer que os brasileiros e os espanhóis têm investigado imenso sobre os benefícios do Badminton, e têm acima de tudo documentado muita coisa (google it).

Seria importante, porque não, numa visão social e de investigação, a FPB incluir nos seus programas este tema.

Daniel.

Anónimo disse...

Olá Daniel!

Sim foi uma área que estive ligada e que acho ser extremamente importante.Estas pessoas têm tanto direito como nós de tentar viver bem e ao máximo. Uma das coisas mais complicadas além de todos os problemas que têm é a integração no meio social e o desporto pode ter um papel importante nesse aspecto.E acho muito bom o badminton ser um meio de ajuda para os "especiais".Quanto à FPB incluir este tema nos seus programas acho que era fantástico mas não sei se terão disponibilidade para tal.Obrigado pelo teu comentário e obrigado também ao Sr.João Boto que deixou um comentário bem interessante e que é pura realidade.

Cláudia Figueira disse...

Antes de mais, parabéns pelo teu artigo Telma...
Venho apenas reforçar as opiniões que ja foram deixadas anteriormente, acho que foi uma excelente ideia a abordagem deste tema e quem sabe apartir daqui surge uma possível forma de começar a contribuir e a ajudar estas pessoas aqui em Portugal com o nosso desporto. Será?

Roberson Assis disse...

Olá,

Soou do Brasil e pratico badminton aqui... Vou estar durante 1 mes trabalhando na Universidade de Aveiro, alguém sabe de algum lugar para praticar em Aveiro? Vou estar no período de 25 de abril a 29 de maio.

Att,

Roberson. ( robersonassis.blogspot.com )