terça-feira, 29 de abril de 2008

AGRADECIMENTOS

O meu mega obrigada…

Ao Ricardo pela coragem de ter avançado com este projecto arrojado e por em todos os momentos, sobretudo nos péssimos, nem por um segundo, ter deixado de acreditar que eu podia chegar lá. Muitas vezes não me dizias mas sei que puseste muito dinheiro do teu “bolso”. Desculpa as vezes que não estive tão bem nos treinos e nos torneios; nos últimos meses acho que consegui dar a volta a tudo o que me tinha vindo a “afectar” durante ano e meio e só mesmo no final da qualificação consegui ser a atleta que querias que eu tivesse sido sempre. Há quantos anos já me treinas? Desde que eu era infantil não é? Agradeço-te por teres sido a minha principal referência neste desporto pois foste um atleta exemplar a todos os níveis! O facto de teres sido um atleta de alto nível foi uma vantagem porque transmitiste-me toda a tua experiência. Obrigada por me teres formado e ensinado não só a jogar badminton mas também pela contribuição valiosa na minha formação pessoal… O teu lema passou a ser o meu: “Os pormenores é que fazem a diferença!”. Parabéns por teres concretizado os teus sonhos de teres ido aos Jogos Olímpicos de Barcelona como atleta e de ires no próximo Agosto a Pequim como treinador. Mesmo com todas as dificuldades fizeste um trabalho brilhante! Boa sorte para a Dinamarca! Mereces!

Aos meus pais, por me terem deixado perseguir o meu sonho e pelo susto valente que apanharam quando, no Verão de 2006, um dia cheguei a casa e disse: “Pai… Mãe… nos próximos 2 anos não vou estudar e vou andar pelo mundo fora”. Vocês são os meus ídolos!
À minha avó, por me ter criado e ter cuidado de mim e por ser a melhor avó do mundo… Como a minha mãe diz, não há netos que gostem mais da avó como nós.

Ao IDRAM que financiaram este projecto e ao Governo Regional da Madeira que permite que atletas da região consigam concretizar os seus sonhos.
Ao Prof. Ricardo Bruno e Dr. Nélson Teixeira do IDRAM, pelo apoio impecável.
À Associação de Badminton da Madeira e respectivos dirigentes, Duarte Anjo, Cosme Berenguer e Dr. Horácio Bento, pelo apoio que me deram e pelo trabalho que têm vindo a desenvolver para progressão da modalidade.
Ao Club Sports da Madeira e Sr. Alfredo Mendonça, pelo esforço que fizeram para me apoiar da melhor forma possível.
Aos meus patrocinadores Yonex, Onda Revital Club e à Variosport.

Aos meus colegas de treino: Miguel Jardim, Pedro Sousa, Pedro Soares, Nuno Santos entre outros. Esta vitória também é vossa!
Ao meu big brother Miguel, por ter posto todos os dias durante 2 anos uma moedinha no porquinho para me ir ver a Pequim.
Aos meus grandes amigos, que tanto vibraram com a qualificação para além da excelente motivação que me deram nos momentos chave, Roque Teixeira e Andreia Sá (quase quase minha cunhada).

Às minhas adversárias Telma Santos e Filipa Lamy muitos parabéns pelo enorme esforço e excelente trabalho desenvolvido ao longo da qualificação. Filipa, aprecio muito o teu empenho e atitude no desporto, não sintas que tudo foi em vão… Telma, cresci a admirar o teu badminton e de certa forma foi irónico chegar ao ponto de ser tua adversária neste projecto; obrigada pelo teu “fair play”, desportivismo e amizade. Todas nós merecíamos e todas dignificamos o badminton português! Em Pequim vou representar as três! E não digo isto só para ficar bonito… Estarei lá fisicamente mas vocês estarão no meu coração!
Ao Paixão pelos momentos muito bem passados nos torneios ao longo destes 2 anos. Um beijinho para os teus pais.

To my friend Agnese Allegrini and her coach Kenneth Larsen that helped me so much in the training camps in Denmark. Thank you for your guidance.
To Maja Tvrdy for the very good advice in tournaments.

À minha madrinha e querida amiga Sara Brito que me chamou de maluca tantas vezes por tudo o que faço pelo badminton. :) Sei que estás muito orgulhosa de mim!
À minha colega de casa em Coimbra Sofia. Quantas e quantas horas me ouviste a desabafar? Tanta força me deste quando eu pensava já não haver mais esperança. Também obrigada ao Manel que acompanhou os resultados.
Ao pessoal da Académica: Nuno, Délio, família Gonçalves, Sr. Celso, Diogo e Sr. Quim, Zé, Manel, Guida, Carolina e todos os outros que fazem parte da secção.
À Paz, Anny Costa, Ana Reis, Cláudia Figueira e Angela Leite pelas palavras nos vários momentos de projecto.

Ao Angelo Santos, ao Pedro Martins e família, ao Pinto Leite e directores da CHE Lagoense pela hospitalidade.
Aos Nero: João, Cristina, Inês e Tomás, família exemplar na nossa sociedade e “muito boa gente”.

Aos meus amigos: Joana, Magna, Lénia, Rubina, Carlos, Andreia, João Miguel, Pedro, Catarina e João Rodrigues, Cátia, Diana e Eloísa, Filipa… Uns de infância, outros do Liceu e outros de faculdade, mas todos no meu coração.
Aos meus familiares da parte do meu pai (avô, tios e primos do continente e de Espanha) e da parte da minha mãe (tia Rosa, Madrinha Cremilda e primos).
À Prof. Conceição pelo apoio.

A todos os treinadores que me treinaram desde os meus 8 anos e me fizeram despertar para a modalidade: Maria José, Fátima Silva, Ricardo Freitas, Duarte Caires, Carlos Silva, Teresa Freitas, Cosme Berenguer, Tom John, David Freitas, António Crespo, Jorge Cação, Jorge Pitarma e Jacob Heising.
A todos os jogadores e colegas que cresci a ver jogar (e alguns contra quem joguei). De todos tirei um pouco: Ricardo Fernandes, Telma Santos, Filipa Lamy, Vânia Leça, Tânia Faria e irmã Zeza, Sara Gonçalves, Fernando Silva, Hugo Rodrigues, Francis Pereira, Helena Berimbau, Ana Ferreira, Marco Vasconcelos.

Ao Prof. António Crespo e fisioterapeuta Dora do clube House pelo apoio e conselhos importantíssimos.
Ao Angelino Gonçalves por todo o apoio e ajuda que deu.
Ao Doutor Celso Almeida e Doutor José Manuel Ramos.
Ao Prof. Jorge Soares pelas aulas de natação.
Ao fisioterapeuta Marco Fernandes e ginásio Equilibrium que me acompanham desde há muitos anos.
Aos jornalistas Carlos Moniz do Diário de Notícias, Nuno Saraiva d’A Bola suplemento regional e Paulo Almada da RTP Madeira.
Ao Eng. António Mendes (Tó Zé), mulher e Rui por me ajudarem e me motivarem nos torneios de selecção.
À Carla da associação, à D. Luísa do clube e à D. Helena da agência de viagens.

Ao Alex pelas razões que ele sabe.

À Vanessa Fernandes, que é a atleta que mais admiro no mundo pela sua capacidade de trabalho e carácter estupendo. Uma grande inspiração para mim!

A todos aqueles que “torceram” por mim pelas mais diversas razões e que não menciono aqui.
Aos que não acreditaram em mim, porque ainda me deram mais força para mostrar todas as minhas capacidades e valor.

A mim própria por tudo o que sofri física e psicologicamente e por ter dado a volta por cima!

10 comentários:

Badminton Friends disse...

Olá..não vimos comentar o post da Ana, o que iremos fazer mais tarde com todo o gosto mas apenas dizer que comentários anonimos do tipo que nos chegou agora para a Ana não serão publicados a não ser identificado pela respectiva pessoa.Acho que não há necessidade de fazer este tipo de coisas mas sim dar a cara..afinal..estamos no séc XXI. Então se a pessoa quiser mesmo que o comentário seja publicado..será com todo o gosto se se identificar.Obrigada

Ana Luísa disse...

Parabéns Ana Luísa...minha homónima.
Não te deves lembrar de mim...sou a Ana Paiva que jogava na CHE Lagoense!
Fiquei surpreendida por te ver chegar a Pequim... Espero que tnhas toda a sorte do mundo!
Boa sorte e muita fé e orgulho na bandeira que elevarás.
Beijinhos!

Unknown disse...

Parabén Luísa! Tu mereces viver estes momentos...

Que dizer?! Não tenho palavras para conseguir exprimir com exactidão aquilo que sinto! Talvez não mereça as tuas palavras tão generosas! Muitas vezes fui demasiado exigente, duro e injusto contigo...Mas não foi com intenção de te prejudicar ou fazer sentir-me mal...Tudo foi muito difícil e extremamente sofrido e nem sei como conseguiste aguentar tudo até ao fim!Mas enfim, conseguiste e vais tornar o teu sonho em pura realidade. Obrigado por me teres "aturado" todos estes anos...

Ricardo Fernandes

Anónimo disse...

Muitos parabens Ana..
Fikei mt surpreendido em teres sido tu a apurada para Pequim...
Agora é so ires la e trazer uma medalha....
Bjinhus

Ricardo Braga (FBESR)

Anónimo disse...

A qualificação para os Jogos Olímpicos de Pequim depois de uma digna e esforçada prestação de elevada competitividade foi extraordináriamente bem transmitida, pela Ana Moura, que muito bem me impressinou.
A gratidão e a simpatia para com todos aqueles, que a auxiliaram, nomeadamente o seu treinador, Professor Ricardo Fernandes é notável perante uma sociedade individualista, egoista e materalista, atitudes deste tipo são uma imagem de elevado valor, que deveriam ser louvados, pelo que dou os meus parabéns à Ana Moura, não só pela qualificação, mas também pela sua magnífica atitude de gratidão.
Num dos meus próximos "Artigos de Opinião", no blog "O Badmintonista" escreverei sobre este assunto, para que os jovens atletas observem este tipo de atitudes.

Fernando Gouveia

Anónimo disse...

Parabéns Ana!

Fico muito feliz por ti, acho que mereces muito esta qualificação, tanto pela excelente jogadora que és, como por tudo o que sofreste ao longo destes dois anos!

Um grande beijinho!

Angelo Santos

Anónimo disse...

Obrigado Ana!

Não sei o que dizer!

Superaste-te porque acreditas-te e surpreendeste-me. No que toca a manifestar-me publicamente, tento ser cauteloso no que digo e evito comparações ou tomar partidos, ainda mais, tratando-se de um apuramento Olímpico, sonho de qualquer grande Atleta e estando em igual circunstância, 3 jogadoras que me são queridas.

Não posso deixar passar este momento e sei que as 2 outras meninas me entendem.

Soubeste desde muito cedo a minha opinião sobre qual seria para mim o teu momento. Tenho de reconhecer que realmente és feita de uma fibra muito pouco vulgar no nosso desporto. Lutaste contra tudo e contra todos, superas-te barreiras, adversidades, invejas, momentos menos bons nos jogos e principalmente, com toda a paciência, soubeste procurar e agarrar aquela estrelinha que pairava sobre os teus sonhos, trazendo-a até ti e dar-lhe ainda mais brilho, tornando-o real.

Uma coisa é certa, assinaste uma nova página na história do Badminton Português.

A partir de agora só te vais preocupar com uma coisa! É arranjar espaço na bagagem, para todos aqueles que vão ficar cá a torcer por ti, mas que te vão acompanhar de alma e coração durante os jogos. E olha que não são poucos!

Parabéns mais uma vez e para o Ricardo, aquele abraço!

J M Almeida

Anónimo disse...

Ser forte é:
irradiar felicidade quando se está infeliz,
perdoar alguém que não merece perdão,
esperar quando não se acredita no retorno,
manter-se calmo no momento do desespero,
demonstrar alegria quando não se sente,
sorrir quando se deseja chorar,
fazer alguém feliz quando se está em pedaços,
calar quando o ideal seria gritar a todos a angústia sentida,
consolar quando precisa de consolo,
ter fé naquilo que acredita.
Por tudo isto, diante da dura realidade, e por mais dificil que a vida possa parecer, continua a ser forte.
És uma menina de ouro.
P.B.

Anónimo disse...

Acho espantoso a atleta não fazer NENHUMA referência ao Presidente da ABRAM.
Nem comento...

Ana Moura disse...

Caro friend anónimo aprecio a sua pertinência e emendarei rapidamente o meu erro. Para minha defesa, o D. Horácio foi a primeira pessoa que agradeci na primeira vez que apareci no pavilhão do Funchal após o torneio do Canadá e a primeira a quem liguei após os pontos do Quénia terem sido repostos. Sem dúvida uma pessoa que deve constar nesta lista.