quarta-feira, 23 de abril de 2008

MUITO OBRIGADO LUIS!!!

Olá!

A minha qualificação olímpica acabou de terminar e mesmo não me tendo qualificado estou muito feliz por todo o meu percurso, porque passei por muita coisa e mesmo assim fui até ao fim. Vou então dar-vos a conhecer um pouco do que foi a minha luta e das pessoas que me apoiaram e acreditaram em mim. Tudo começou à cerca de dois anos atrás, quando a BWF modificou as regras para a qualificação olimpica e se verificou que era mais fácil ir aos jogos olimpicos. Fiquei a saber que fazia parte da EPOF 2008, um projecto da EBU para esperanças olímpicas o que no inicio me fascinou mas que com o passar do tempo deixou de fazer sentido pois não nos davam o apoio que precisávamos. Então, eu tinha um sonho mas não tinha meios para o realizar, não tinha patrocinios financeiros, não tinha apoio da federação, apenas tinha o meu talento e o meu desejo de lutar. Sabia que a Ana Moura ia tentar com o apoio da Madeira, e a Filipa Lamy ia tentar com o apoio dos pais e de alguns patrocinios que conseguiu arranjar. E eu? Andava perdida..até que a pessoa que me tornou na atleta que hoje sou, que me ensinou tudo o que sei até agora,veio ter comigo e me disse que ia gastar do SEU dinheiro, do dinheiro que ganha a trabalhar para me apoiar e tentar realizar o meu sonho.Falo pois do meu querido e GRANDE treinador Luís Carvalho. Ele acreditou e partiu para esta "aventura" comigo. Muitos treinos, até as 6h30 da manhã eu ia treinar, muito esforço foi feito e começei a evoluir, e a apresentar resultados. Até que o Luis resolveu mandar-me para a Ásia um mês e meio, onde iria fazer três torneios, incluisivé o campeonato do mundo e treinar duas semanas no centro de estágio da selecção indonésia. Tudo parecia estar encaminhado até que um dia antes de ir, na taça dos clubes campeões europeus me lesionei no ligamentos cruzados do joelho. Na altura em que estava a jogar melhor, tive de parar durante dois meses e meio, não joguei os torneios, não aproveitei nada do que estava programado e não pude jogar o campeonato do mundo. Nesse tempo de recuperação ia todos os dias de manhã para Lisboa fazer tratamento no Centro de Alto Rendimento e passados três meses voltei a treinar. Já com muitos pontos atrás da Filipa, sabia que a tarefa não ia ser nada fácil. Mas mesmo assim lutei e depois de ganhar Siria, de ir a final na Jordânia, meia final no Uganda e na Áustria e Final no Irão tudo se estava a encaminhar. Mas não chegou, as três lutaram, umas com mais sorte que outras, com melhores e piores resultados mas o desporto é assim mesmo. E estamos todas de parabéns. Quero então agradecer ao meu treinador por todo o apoio, suporte,amizade, pelo esforço que fez, por ter vibrado com as minhas vitórias, por me ter tornado na jogadora que hoje sou. Luis...para mim és sem dúvida das melhores pessoas que conheço, e o melhor treinador português, embora muita gente não te dê o valor que mereces e prometo-te que este sonho não acabou..farei de tudo para em 2012 te dar a o prémio que tanto mereces ou melhor, merecemos que são os Jogos Olímpicos de Londres. Agradecer também ao meu tio que é um guerreiro, o meu ídolo e treinou sempre comigo, tal como todos os outros atletas que treinam comigo em Peniche, aos meus VERDADEIROS amigos que sabem quem são, à minha familia pelo carinho e apoio, ao meu patrocionador, ao fisioterapeuta Paulo que foi muito importante na minha recuperação, e a todos aqueles que acreditaram em mim e ainda acreditam e estão orgulhosos.


Bem Hajam e MUITOOO OBRIGADAAAA!!!

9 comentários:

Pedro Sousa disse...

TELMINHA foi uma "viagem" e tanto n?apos ter lido o teu post so keria dizer-te parabens pelo teu esforço e dedicaçao :)

Pedro Sousa disse...

...para o que me disseram tu sempre mostras-te garra e muita força de vontade mesmo nos piores momentos e isso n é qualquer que consegue fazer...:) beijinho miuda nada de fikar em baixo :) :)

Nuno Santos disse...

Telma, tenho que deixar aqui uma palavra de apreço para contigo. Acho que são pessoas como tu que dignificam o desporto. Apesar de todas as contrariedades que sofreste, e da grande disputa que houve nesta qualificação, sempre demonstraste um espirito positivo, de grande respeito e fair play. Queria apenas dizer que tenho grande admiração pela tua maneira de estar no desporto e que, só por isso, já merecias o teu ambicionado premio. Ainda não o conseguiste, mas outras oportunidades surgirão. O perseguir de um sonho é, já por si, uma vitória e digno do respeito de todos! FORÇA AI!
Quero também deixar uma palavra de agradecimento ao Luis, um treinador de grande conhecimento e profissionalismo que ao longo destes anos tem contribuido para a melhoria da nossa modalidade e que sempre se disponibilizou para prestar ajuda a quem lhe pediu. Obrigado Luis pelo apoio dado.

Anónimo disse...

Eu nem sei como começar, ou o que dizer.
Todos Temos a noção do grande talento que existe numa só pessoa, numa só atleta,"numa" Telma Santos...
És um exemplo para qualquer desportista, és um exemplo para todos aqueles que têm um sonho.
O teu Esforço e dedicação, acredita e eu sei que tu o sabes, nao foi em vão!
Tu com essa luta diária, demonstraste o que é ser UMA GRANDE ATLETA, Um Grande Ser humano.
Pelo pouco que sei, Consegues Triunfar não apenas No desporto mas sim na vida de muitas pessoas...
2008 De certa forma e infelizmente não foi o teu momento: (
Não conseguiste o apuramento para os Jogos Olímpicos de Pequim.
Mas Acredita...
Estás e estarás sempre nos jogos olímpicos de todos os nossos Corações.
Pois Porque nós (atletas)
Ou falando individualmente...
Guardo cá dentro Todos Aqueles (as) que São um exemplo em tudo!

E Sei que Tu em 2012 estarás Em Londres:)
E nós cá a apoiar jogada a jogada
, Ponto a ponto, set a set, para fazermos parte também daquele teu "único" momento em que nós de certa forma queremos fazer parte!
Sendo O teu apoio a tua força, a tua garra, até mesmo o teu suor...

Força Telma Santos...
E continua a deslumbrar-nos com o teu grandioso talento!
Continua;)

Unknown disse...

Telma!
Quero deixar-te aqui umas palavras de conforto e apreço como forma de elogiar o tua forma de estar no desporto...Para além da excelente jogadora que és dentro do campo, também fora deles és um exemplo para os outros.Para ti, sei que não vale ganhar de qualquer maneira, tal como para mim, encaras o desporto com exemplar desportivismo, muito fair play e muita ética...Para a história não ficam aqueles que são bons atletas mas não olham a meios para alcançar os seus fins...Ficam sim aqueles que sabem estar no desportos e têm atitudes e comportamentos que possam ser positivos e benéficos para os outros desportistas e até para a sociedade em geral.Fisicamente não irás estar presente em Pequim, mas certamente estarás espiritualmente e nas nossas mentes e nos nossos corações, porque tu mereces...Não te esqueças que estás convidada para o estágio de preparação da Ana! Não aceito desculpas, tem paciência terás mesmo de ir nem que seja à força!O prometido é devido...

Bem hajas,

Ricardo Fernandes

Ana Luísa disse...

Telminha...
Confesso que esta noticia me apanhou de surpresa.
Sempre pensei que ou irias tu ou a Filipa. Mas desejo toda a sorte do mundo à Ana Moura.
Quando deixei de jogar badminton a Ana Moura era ainda uma miuda, penso que benjamim ou iniciada. Agora está em Pequim...deve ter evoluido muito! Parabéns Ana.
Sei o quanto lutaste estes anos para obteres o lugar...mas vais ver que o teu esforço vai surtir frutos mais tarde ou mais cedo. É preciso saber esperar pelo nosso momento!
Sempre foste uma jogadora espectacular!!!Tens muita garra...
Amiga beijinhos e bola para a frente...ups...volante para a frente!

Cláudia Figueira disse...

É difícil arranjar palavras para expressar a minha opinião, embora tenha acompanhado de perto este teu último e decisivo ano de apuramento...Antes de mais, quero dizer-te que és sem dúvida uma grande referência para mim em todos os aspectos!
É com muita mágoa que dou-te os parabéns somente por tudo o que és e por toda a caminhada percorrida sempre com muita coragem,ambição...e não poder dar-te os parabéns por estares presente em Pequim pois era sem dúvida a tua merecida e tão desejada recompensa.
Embora isso não tenha acontecido por diversos motivos quero que saibas que para mim és a grande e verdadeira vencedora e que estarás nos jogos olímpicos mas no meu coração. Não vou esquecer nunca todo o teu desempenho, toda a luta, garra, todo o sacrifício, obstáculo, FAIR PLAY, DIGNIDADE E HUMILDADE...isso sim fez e faz de ti uma grande atleta e uma grande vencedora que permenecerá para sempre no meu coração e na minha mente como uma grande referência!
Além disso, nada acontece em vão...tenho a certeza que tudo isto te vai trazer muitos benefícios e que te vai fazer crescer ainda mais como pessoa e como atleta e deste modo tornar-te ainda mais forte à procura de concretizar o teu sonho que como já te disse não acabou, apenas foi adiado..!
PARABÉNS POR TUDO!!!
Ah...
o Luis é um grande treinador e um grande amigo tudo aquilo que ele fez por ti é muito digno e muito bonito e é sem dúvida um grande exemplo na minha opinião, e se o fez é porque sempre soube muito bem o talento que tu és, nunca desistas de tentar alcançar aquilo que tanto queres!
Aproveito também para agradecer toda a atenção, todo o carinho que me tem sido dado ao longo desta época pelo Luis que me recebeu de braços abertos e que me tem ajudado imenso...o meu muito obrigado a ele e aos restantes inclusive a ti Telma tem sido uma grande experiência!!!
OBRIGADO E MAIS UMA VEZ MUITOS PARABÉNS TELMA CONTINUA COMO ÉS, SEMPRE! FORÇA...beijinhos de quem te admira imenso.

Anónimo disse...

Olá maninha...pois bem a qualificação para os jogos olimpicos acabou, e com muita pena tu n foste qualificada..mas tambem tenho que dizer que nao o foste não foi por não te esforçares, por não dares o teu melhor ...mas sim pelo teu medo!!!
Não é por ser tua irmã, mas na minha opinião das 3 tu eras a que mais merecia ir.Foste sincera em todos os teus jogos, e tens uma grande bondade que as vezes não a deverias ter...3000mil pontos fazem bastanta diferença, aliás isso verificou-se mas não no teu caso, infelizmente.
O teu sonho não acabou aqui, nem tens de desistir...2012 espera-te.
Vais ter de lutar por ele ainda com mais garra, força e principalmente CORAGEM!!
So queria dar-te os parabens por toda a tua dedicação e dizer-te que tu sim es a VERDADEIRA merecedora!!
Beijinhos

Joana disse...

Olá Telma
Já lá vão alguns anos em que jogavámos juntas.
Ainda tive a oportunidade de te ver iniciar esta modalidade e quando abandonei o badminton eras já uma jogadora de excelência!

O resultado do apuramento para os jogos foi, para mim uma grande supresa... Acompanho o teu percurso pelo que o xana e a familia me contam... e pensei mesmo que fosses defender a nossa bandeira. Mas essa lesão, que desconhecia, não veio nada em boa altura.

Mas miga, ainda és nova e muita água ainda terá de correr... se Deus quiser em 2012 serás a nossa representante.

Bjinhos grandes desta amiga bem cá do sul