terça-feira, 22 de abril de 2008

Pergunta de debate da semana

A pergunta desta semana é:

"O que acham que deveria ser feito para que em termos futuros as selecções portuguesas tenham melhores resultados? "

Ficamos a espera da vossa opinião e relembramos que é muito importante para nós e para o badminton português.
Participem...

2 comentários:

Pedro Sousa disse...

Em meu ver acho que deveria haver uma grande mudança nas selecções para que o nome de Portugal apareça nos lugares cimeiros a nivel internacional,felizmente temos excelentes jogadores de singulares o que um factor a nosso favor,,,mas a nivel de pares existe uma enorme diferença entre nos e as outras seleções e estou a falar de todas os escalões etários porque muitas vezes perdemos encontros porque os nossos pares não são suficientemente fortes para vencer os pares adversarios,infelizmente ja nao temos 3 grandes jogadores de pares (e não so) a representar a nossa bandeira...falo obviamente do Hugo Rodrigues do Fernando Silva e do Ricardo Fernandes 3 grandes herois que ja fizeram muito pelo nosso pais apenas referi-os para que sejam um exemplo para todos nos...Agora ha que trabalhar para criar uma geração que seja inda melhor do que anterior referida e por isso faço um apelo a equipa tecnica das selecções nacionais"PITARMA,ANGELO E JACOB" e aos clubes para que estes esforecem-se para mudar os resultaods das nossas seleções sei que um dos problemas dos nossos pares e talvez o principal seja os a impossibilidade dos pares nao treinarem frequentemente isso deve-se a varios factores noemadamente a distancia
A equipa tecnica da selecção esta a fazer com que isso mude fazendo estagios unica e exclusivamente so para treinar pares o que eu acho uma atitude excelente mas que ja deveria ser tomada a mais tempo,de qualquer maneira tenho a certeza que vão ser capazes de dar muitas alegrias a Portugal

Nuno Santos disse...

Penso que há várias questões que não nos possibilitam ter resultados ainda melhores nas selecções nacionais.E estas questões não estão relacionadas com os jogadores nem com treinadores, mas sim com a estruturação da nossa modalidade. Como recentemente constatámos com as recentes qualificações olimpicas da ana e do marco (jogadores inicialmente apoiados pela Associação de Badminton da Madeira), a qualidade dos nossos jogadores é boa. Então o que será que impede que os resultados atingidos individualmente sejam transferidos para as selecções?
1º- Como é sabido, as principais provas das selecções são os pares. Se por um lado temos 5 jogadores no top 100 mundial nas provas de singulares, não os temos em pares. As apostas da nossa Federação passam exclusivamente por pôr jogadores de singulares a competir no circuito internacional e não por pares. Resultado: Para as selecções são seleccionados jogadores com alto ritmo competitivo de singulares e baixissimo de pares. 2 bons singulares não fazem, necessáriamente, um bom par.
2º- Os sucessos individuais dos nossos atletas na prova de singulares são tambem uma razão para a nossa debilidade nos pares. Parece estranho, mas é verdade. Os atletas mais jovens ao idolatrarem os nossos campeões, copiam-lhes tambem a prova preferida: os singulares.
3º- Dos paises que apresentam melhores resultados, não há nenhum que não tenha um centro de alto rendimento para treinar os seus melhores atletas. Como é obvio, o treino é essencial para a obtenção de resultados. A não potenciação do treino leva a que não se atinjam os resultados pretendidos. Portanto, não faz sentido que nenhum dos atletas da selecção sénior treine junto. Na minha opinião, a federação devia encontrar um local que fornecesse condições de treino (e não só) e reunisse os atletas para que estejam a treinar juntos durante todo o ano, todas as provas. Desta forma, podia ser construido e reforçado um espirito de equipa forte e proporcionar treinos alta qualidade para todos.
4º- A organização das competições internas promove em demasia a competição individual em deterimento da competição de equipas. A FPB organiza 7 torneios por escalão de cariz individual e apenas 2 de cariz colectivo. Se por um lado a nossa modalidade têm um caracter individual, para obter resultados nas selecções é necessário dotá-la de um caracter mais colectivo. Portanto, a este nivel, penso que é necessário remodelar esta relação de torneios, aumentando o numero de competições de equipas podendo passar pela criação de uma liga de equipas em todos os escalões. Não creio que não seja por acaso que os paises que apostam na competição por equipas são tambem os paises que têm melhores resultados a nivel de selecções. Esta medida leva a que os dirigentes dos clubes olhem para todas as provas (SH, SS, PH, PS e PM) com igual importância e obriga os treinadores a incluir o treino de todas as provas nas suas sessões de treino. Como a melhoria do treino leva a uma melhoria de resultados...

Tem que se deixar de apontar os clubes, treinadores e jogadores como os unicos responsáveis pela situação em que nos encontramos. Numa estrutura hierárquica as responsabilidades vêm de cima. A Federação deve ser empreendedora e encontrar soluções para fazer desenvolver o Badminton Português e ter coragem para enfrentar as guerras que surgirão com a implementação de novas reformas. Se não se mudar nada, ficará tudo na mesma!