quarta-feira, 9 de abril de 2008

Espaço de debate!!!

Olá amigos do badminton!

Estamos a tentar criar um espaço onde possam deixar a vossa opinião sobre o badminton português e debate-la com outros amigos deste blog. Vamos tentar que todas as semanas tenha uma pergunta diferente para debate! A pergunta desta semana é:

Qual é a vossa opinião em relação aos torneios nacionais de séniores tendo em conta que à alguns anos atrás havia tapetes para jogar, taças, árbitros e prize money para os vencedores?

Como ainda não acertámos a melhor forma de colocar este tipo de debate e opinião no nosso blog,agradecemos a quem quiser opinar sobre este assunto que escreva no comentário ou mande e-mail para badm_friends@hotmail.com. Outra coisa, não tenham medo de responder, a vossa opinião é muito importante!

Abraço e beijinhos dos meninos e meninas deste blog!

Bem hajam todos os que nos visitam e deixam a sua opinião!

Vamos lá, todos juntos, ajudar a melhorar este desporto que tanto gostamos!!! PARTICIPEM!

5 comentários:

Ana Reis disse...

bem quanto a este assunto, tenho a dizer que os torneios de seniores parece terem vindo a regredir, ou seja o que antes era um torneio de elite, passou a ser um torneio banal (não em relação aos jogadores)! muito se tem modificado ao longo dos tempos, antes tapetes e árbitros, hoje o que por norma são os melhores jogadores de Portugal ( elite) perderam as condições de jogar! Não sei o que se passou, mas é pena perder algo tão bom como a organização dos torneios!
Acho que os jogadores se dão o máximo nos treinos e tentam estar ao melhor nível, outras pessoas também se deviam esforçar de modo a manter boas condições para se jogar!

Joana Terruta disse...

olá amigos...
Em primeiro lugar queria felicitar este grupo de atletas, pessoas espectaculares, por estas duas grandes iniciativas (criação do blog e espaço de debate)na minha opinião é algo com muito valor e digo-vos que foi uma mais valia para mim, agora sempre actualizada....
Saliento com muito orgulho que este blog é visitado por mim todos os dias.
Em relação a frase de debate que deram esta semana é importante.
Hoje em dia um torneio de elite é igual ou pior que os torneios de não seniores, é tão banal que até mete impressão.
Quando vamos dar valor aos nossos grandes jogadores?
Na minha opinião acho que é importante a continuação dos tapetes nestes torneios, não só para realçar mas também para dar condições aos nossos melhores jogadores.
Como atleta que fui, interrogava-me muitas vezes, como esta modalidade podia ser justa se nem um arbitro há nos torneios?
Quanto ás taças a que realçar que pelo menos deveriam ser diferentes, vamos a casa de um grande jogador tem mil taças iguais, pelos menos deixem eles fazerem colecção de taças diferentes.
Percebo o quanto deve ser dificil voltar ao prize-money nos torneios, uma sugestão porque não utilizar esse método nos nacionais? Já que é uma competição diferente....
Beijinhos amigos, Continuem com este grande trabalho que está exelente!!!!

Telma Santos disse...

Olá amigos!

Fazendo eu parte deste blog e tendo ainda jogado nesse tempo em que jogar badminton era uma satisfação enorme,com grande competitividade não podia deixar de colocar aqui a minha opinião!

Antes de poder jogar em "Honras",era assim que à alguns anos atrás se designava a agora categoria de Elites,sempre me fascinou o facto de ver o meu tio Fernando Silva jogar nos torneios! Era incrivel a diferença que existia dos torneios dele para os meus, ele jogava em tapetes, os jogadores que perdiam não precisavam de arbitrar, porque HAVIAM ÁRBITROS e além das taças os vencedores tinham direito a prize money.
Eu ainda cheguei a jogar nesta boa fase da nossa modalidade..e digo fase porque infelizmente ACABOU!!
E acabou porquê?Qual a justificação?Será que os atletas não merecem um pouco de atenção e respeito? Não digo que tenham de voltar a dar prize money, aliás até concordo com a ideia da Joana Terruta, mas não seria bom voltarem a por tapetes para jogarmos??Termos árbitros nos torneios? O número de atletas tem vindo a diminuir de ano para ano, neste momento só joga badminton quem realmente ama a modalidade e está disposto a gastar dinheiro para ir a torneios onde sinceramente não há condições.De época para época começaram a tirar qualidade aos torneios, primeiro retiraram o prize money, depois
os tapetes, de seguida os árbitros e agora nem taças há!Então afinal para que jogamos?Não será altura de repensar e tentar mudar estas "pequenas" coisas para bem da nossa querida modalidade? Não se compara a competitividade que existia antes e agora,e não é por falta de esforço dos atletas, mas muitos deles se saturaram de participar em torneios nacionais,porque não há nada que os motive.Eu fui campeã nacional com 16 anos,e porquê?Porque apesar de ser juvenil me motivava imenso ir aos torneios e treinar mais e mais para conseguir ganhar as mais velhas,e agora?Qual é a motivação dos mais novos?Não há condições e na minha opinião e daquilo que vejo no estrangeiro, Portugal tem que mudar muito se não quer perder grandes jogadores e jovens talentos.Por época existem 5 torneios,um por mês e o campeonato nacional,será assim tão complicado voltar a dar condições aos atletas?Voltar a motivá-los?Badminton é uma modalidade Olímpica...não estará na altura de mudar e tornar esta modalidade mais profissional???

Badminton Friends disse...

O que posso eu dizer?!!!
Para quem não sabe pratico esta modalidade desde dos 6 anos, ou seja, há 14 anos, por isso não consigo entender o porquê desta mudança do badminton português :(
Recordo-me de ser pequena (quando a raquete era maior que eu,lol), de ir aos torneios dos mais velhos (melhores jogadores de Portugal), de ver o Fernando Silva, “Fueca” em cima do pódio a receber uma medalha e um envelope, ou seja, os prémios que davam nessa altura aos jogadores. Na minha inocência perguntei a alguém mais velho, o que continha esse envelope, no qual obtive a resposta, que era o prize money, sendo esse o prémio.
Sonhava, um dia jogar nesses torneios, onde os atletas tinham melhores condições para a prática da modalidade. Condições sim , que agora não as temos!
Questiono-me todos os dias, será que o badminton português passou de Desporto Competição para Desporto Lazer?! Fico triste por pensar assim, mas é esta a realidade e não a vejo de outra forma!
Adoro esta modalidade, mas quando chego a um pavilhão para jogar e vejo que as condições são as mínimas, desilude-me. Penso para mim, se vale apena continuar a jogar… se soubessem a alegria e o prazer que me dá jogar em tapetes e ter um árbitro no campo.
Nos torneios de seniores as condições são as mínimas, porquê? Sendo a Federação Portuguesa de Badminton patrocinada pela “Yonex”, será que vai continuar o mesmo?
Claro que são os jogadores e os treinadores que sentem mais a falta de condições nos torneios nacionais e não aqueles que só vêem o dinheiro à frente!
Infelizmente é esta a realidade :(

Antes era um “sonho” jogar em Elites, mas agora sinto-me triste, por chegar a este escalão e deparar-me com uma realidade totalmente diferente, com que sonhava…

Dalila Belém

Ana Luísa disse...

Olá a todos os frequentadores e moderadores deste blog espectacular.
Alguns ainda se devem recordar de mim outros não.
Joguei badminton durante muitos anos. Amava o desporto e a competição. Fiz grandes amigos alguns dos quais ainda se mantêm hoje.
Apesar de já não jogar há 9 anos ainda acompanho o percurso de alguns jogadores.
Na minha altura as coisas eram bem diferentes da situação que vocês agoram retratam. Nem acreditei no que li.
É desatroso e vergonhoso o destino que o Badminton levou em Portugal.
Não consigo encontrar motivos que o justifiquem, mas talvez vocês os conheçam.
Se são vocês que fazem com que esta modalidade exista, penso que deverão tomar medidas. São vocês que suportam a modalidade no nosso país e como tal cabe a vocês tomar a atitude correcta. Façam ver a quem de direito que não estão satisfeitos com os que se está passar.
Espero sinceramente que esta situação não perdure eternamente. Mais tarde gostaria de colocar o meu filho a jogar badminton tal como a mãe e a tia.
Beijinhos muito grandes para todos.
Ana Paiva