domingo, 11 de maio de 2008

ADEUS E ATÉ SEMPRE!!!

Terminou hoje o 10º Campeonato do Mundo Universitário de Badminton, evento que contou com centenas de atletas de 26 paises de todo o mundo. Como já esperado, as competições de equipas e individuais foram dominadas pelos atletas asiaticos. A nossa selecção classificou-se num honroso 9º lugar final, não indo mais além devido ao já referido problema das provas de pares enraizado no nosso pais. Na prova individual tivemos exibições e resultados respeitosos, essencialmente nas provas de singulares e pares mistos. Todos os nossos atletas fizeram o seu melhor, representando dignamente o nosso pais.
Já há alguns anos que marco presença no circuito universitário. Todos os anos desde 2005 que marco presença nos campeonatos europeus de universitários e em 2006 estive no 9º Campeonato do Mundo Universitário na China e nas Universíadas de 2007 na Tailândia. Este foi o meu último Campeonato do Mundo Universitário e é já com alguma nostalgia que escrevo estas palavras.
Os torneios de universitários, são, sem duvida, torneios com um conceito diferente, com um espirito mais positivo e mais voltado para a confraternização. E isto foi plenamente assimilado por todos os elementos da nossa equipa e que fizeram, deste momento, um momento especial.
Quero exteriorizar todo o espirito de grupo e de camaradagem que se fez sentir na nossa comitiva. Foi uma semana simplesmente fenomenal, com muita diversão, mas também com muito sentido de responsabilidade. Todos os atletas contribuiram com o seu apoio, humor e presença de espírito, com o seu talento e com a sua vontade de ganhar. O seleccionador (Jorge Pitarma) esteve sempre impecável sendo sempre directo, justo, coerente e amigo (Pitarma, temos que ir ver umas corridas de cavalos a Aveiro! ;) ). Os responsáveis pela nossa delegação foram incansáveis para que nada nos faltasse (Estêvão, Guida e Bernardo, vocês são grandes!!!). Todos os ingredientes se juntaram para que no final o evento fosse um sucesso quer do ponto de vista pessoal e social, quer do ponto de vista desportivo.
Queria também referir o empenho e trabalho árduo das pessoas envolvidas neste projecto e que fui conhecendo o seu valor ao longo deste meu trajecto. São pessoas que nada (ou quase nada) estão envolvidas na nossa modalidade e que se decidiram envolver e realizar o evento que maior projecção trouxe ao Badminton Português em todos os anos da sua existência. São pessoas com um alto nivel de responsabilidade e profissionalismo que têm de ser louvadas por aquilo que fizeram por nós, não só na projecção e realização do evento, mas tambem no permanente apoio que prestaram à selecção.
Ao Roque (meu companheiro de viagens malucas), o prof. Pedro Dias, o prof. Fernando Parente, o Paulo Ferreira, a profª Irene Montenegro e a todos que colaboraram, um grande muito obrigado. O vosso apoio foi maravilhoso. Nunca me senti tão acarinhado. Fizeram-nos sentir especiais!
O evento esteve genial, ao nivel de um grande torneio mundial. Tirando um ou outro lapso com os transportes (têm que haver sempre uma criticazinha...), o funcionamento do torneio esteve 5 estrelas. Espero que se mantenham ligados à modalidade e que nos ajudem a evoluir com o vosso empreendedorismo.
Queria também passar uma palavra à Federação Portuguesa de Badminton para dizer que este evento mostrou que temos recursos humanos, espaciais e logisticos para a realização de eventos de grande envergadura. A nossa modalidade pode ser grande (se houver vontade)! 3 palavras de sucesso: Profissionalismo, Empreendedorismo e Dinamismo!

Para mim, é um adeus a estas andanças, nas quais fiz muitas amizades e conheci muitos paises e culturas. Faço o apelo a que os atletas adiram ao desporto universitário. É um percursso engraçado e nem imaginam o que podem ganhar com isso: Amizades, contactos, novas portas se abrirão. Participem!
É também um até sempre a todas estas pessoas com as quais estive relacionado nestes últimos anos quer da FADU, quer da Comissão Organizadora do Campeonato do Mundo de Universitários. Foi um prazer partilhar convosco todas estas experiências e espero que nos voltemos a cruzar num futuro proximo.
AQUELE ABRAÇO!!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Boas nuno, pensei em deixar-te apenas um email, mas penso que por respeito ao badminton, a este blog e a ti devo deixar aqui uma pequena impressao. Conforme verás na circular que saiu hoje, o teu percurso marcado de sucessos, trilhou muitas das vezes o desporto universitário, o respeito que tens por ele, deverá ser um exemplo para todos os atletas que esperam realmente atingir o topo.
Parabens pelo bom exemplo que sempre foste, esperando que continues a enriquecer o desporto nacional, especialmente o universitário e o badminton.
Abraço