terça-feira, 27 de maio de 2008

Quais os problemas que se fazem sentir e o que fazer para melhorar?

De forma a criar um espaço de discussão acerca das condições dos torneios nacionais, inicio aqui este tópico para que todos os intervenientes no Badminton Português (atletas, treinadores e dirigentes) possam deixar a sua opinião (criticas e propostas de resoluçaõ dos problemas) para que, todos juntos, possamos discutir e resolver os problemas que se fazem sentir no circuito português.
Façam o favor de expressar as vossas opiniões!
Obrigado!

5 comentários:

Nuno Santos disse...

Como pioneiro deste tópico, vejo-me na obrigação de lançar a discussão.
Como atleta de elite que sou, as minhas opiniões são referentes a esta categoria. Apelo a jogadores de outras categorias, árbitros e dirigentes a deixar aqui o vosso comentário, para proporcionar um maior pluralismo de opiniões.

Há já alguns anos que participo na recente categoria de Elite e na anterior categoria de Honras. O que venho a assistir é a um decréscimo gradual da qualidade dos torneios. Quando iniciei a minha participação nesta categoria, as organizações proporcionavam aos jogadores jogar em tapetes sintéticos, arbitrados por árbitros credenciados pela FPB e prémios em dinheiro para os 3 primeiros classificados de cada prova. A imagem do torneio era mais cuidada. Hoje, assiste-se a uma total vulgarização dos torneios das categorias mais credenciadas e que no fundo são a imagem que vende o Badminton Português. Hoje, uma pessoa que entre num pavilhão onde decorra um torneio de Elites e B´s assiste a um espectáculo confuso e desinteressante. A imagem que é dada é a de um pavilhão com 9 redes montadas e um monte de atletas que se reunem para fazer uns jogos... Há jogos que não têm interesse competitivo, os atletas jogam em pavilhões com mais vento e luz que na rua (salvo algumas excepções), os árbitros credenciados nem têm oportunidade para exercer a sua função,etc. Esta não é uma imagem que venda e que possa ser aproveitada para rentabilizar a nossa modalidade.

Não é com saudosismo que escrevo, nem acho que a reenvindicação pelo restabelecimento das antigas condições deva ser a bandeira pela qual os jogadores devam lutar. Penso sim, que esta diferença de condições é um indicador que reflecte a degradação das organizações dos torneios nacionais e das más opções que foram feitas pelas associações regionais nas assembleias gerais da FPB, e que devem ser objectos de estudo e de reflecção.
Penso que há dois temas essenciais que devem ser repensados de forma séria: o sistema competitivo e o modo de finaciamento das organizações. É a partir daqui que se pode começar a discutir a sério os problemas que se fazem sentir nos torneios de Elite e B´s.

Anónimo disse...

Olá Nuno. Este é um tema bastante importante e que o abordámos num post mais antigo mas que não houve muita participação por parte das pessoas. Algumas acredito por quererem estar fora dos problemas, outras por medo, e outras não sei bem porquê. Se não houver opinião de todos e ajuda na descoberta de uma solução o nosso desporto nunca mais passa disto mesmo. Como disseste e muito bem antes havia tapetes, árbitros, prémios..agora trata-se de torneios banais que nem vontade dá aos atletas de jogarem. Acho que a FPB pouca ou nenhuma vontade tem para melhorar o badminton em Portugal. É frustante ver o valor que nos dão...QUASE NENHUM!Saber que vamos a um torneio quase apenas para marcar presença..até a qualidade dos jogos (que é boa)se torna menos espectacular por não haver campos em condições, árbitros..sei lá.Para que é que as pessoas tiram o curso de árbitro?Apenas para os Internacionais?BOA.Perdemos tantos atletas já...incrivel.É com muita nostalgia que recordo o Badminton de antes..onde eu ainda lutava para tentar entrar no quadro principal dada a qualidade das atletas portuguesas..e foi assim que evolui..e agora??Acho que devem fazer algo urgentemente e deve passar por voltarem a por tapetes nos torneios e a haver árbitros, é o minimo que podem fazer por nós. Depois também acho que devem rever o sistema competitivo...Em pares quase nunca há finais, apenas jogam para cumprir a ronda que falta. Antes no Campeonato Nacional era a eliminar..agora não é porquê?Até dá mais entusiasmo. Façam algo pelo nosso desporto porque nós já estamos a tentar. E esperemos ajudar todos com a nova Associação de Jogadores..vamos lutar pelos nossos direitos, e tentar corrigir o que está mal.

Anónimo disse...

Boas Nuno..

Concordo plenamente com o que disseste e também com que a Telma disse...

Eu como arbitro federado tenho mt pena não ter arbitrado este ano pois a federação axou que nao era preciso haver arbitros nos elites e b's.... Arbitrei durante 4 anos seguidos a categoria de elites e b's e foi mt bom... bons jogos...

Acho que a federação deveria de mudar o sistema competitivo para ver se isto melhora...

Saudações desportivas.

Ricardo Braga

Ana Luísa disse...

O badminton mudou muito desde que deixei de jogar.
Ainda sou do tempo dos tapetes e dos árbitros profissionais.
Ainda sou do tempo em que nos nacionais se jogava a eliminar ou que a pontuação ia até aos 11 nas mulheres e 15 nos homens.
Nem sei como funciona o sistema actual.
Lembro-me que existia muita competição. As jogadoras debatiam-se de igual para igual e havia competitividade. Lembro-me do grupo: Vânia, Filipa, Helena, Telma, Joana,Tânia etc...velhas guerreiras...agora noto que existem menos jgadores. Tanta gente que como eu desistiram. Enfim, não parem de lutar por um Badminton melhor.
Um dia hei-de voltar a jogar...nem que seja com o meu filhote!
Beijinho muito grande a vocês. Tenho muitas saudades vossas!

Nuno Santos disse...

Olá mais uma vez.
Para o pessoal que diz que os jogadores só se queixam e não apresentam propostas para mudar aqui vão 2 propostas referentes aos assuntos que referi no comentario anterior e que espero que incentive a discussão (as propostas serão explicadas superficialmente pois é dificil aprofundar a explicação por escrito).

Relativamente ao sistema competitivo de Seniores, a minha proposta é voltar ao sistema de Quadro Principal e Quadro de Qualificação antigo, com o QP a ser jogado em poule e o QQ a ser jogado em knock out. Este sistema já esteve implementado há uns anos. Não é isento de problemas, mas com alguns ajustes penso que poderá ser mais interessante que o actual. Desta forma, permitiria uma diminuição significativa de jogos por torneio, o que possibilitaria o regresso dos árbitros aos torneios nacionais, o aumento do interesse competitivo dos jogos e a melhoria da imagem dos torneios.

Relativamente aos subsídios atribuidos pela FPB às organizações (e penso que este é um ponto essencial para que as organizações dos torneios melhorem), proponho a criação de uma Comissão de Avaliação, nomeada pela FPB para cada torneio, que faça uma avaliação da qualidade dos torneios com base em critérios bem especificados e claros. O subsídio a atribuir para cada organização será de acordo com a avaliação efectuada por esta comissão.

Estas são 2 ideias que deixo aqui para serem analisadas e discutidas. Agradececia que mais fossem apresentadas.
Abraço!