quarta-feira, 21 de maio de 2008

Os meus "4 FANTÁSTICOS"

Olá amigos!

As minhas mil desculpas por não ter escrito por muito tempo… Mas como se sabe, não têm sido tempos muito fáceis…
Mas voltei… e não para falar de mim, mas sim de quatro “grandes senhores” da nossa querida modalidade! Para mim são a "geração de Ouro" do badminton português.

Muitos são requisitos necessários para se ser um campeão… Podia falar de técnica, de esforço, de táctica, de trabalho físico, de humildade… Enfim, uma lista interminável… Mas não… Vou-me ficar por uma coisa mais geral, que pode englobar tudo e ao mesmo tempo pode ser muito específica. Esta frase, que vou partilhar convosco, ilustra muito bem: “Um jogador é feito de apenas 1% de talento e 99% de trabalho!”. Foi um deles que me falou desta frase, um sábio do nosso badminton, e o meu maior exemplo de trabalho árduo!

Eles são, obviamente: Ricardo Fernandes, Fernando Silva, Marco Vasconcelos e Hugo Rodrigues.
Apesar de um pouco mais novo que os outros, incluo o Hugo neste lote de elite por ter a mesma fibra dos outros. Provavelmente o melhor jogador de pares de sempre em Portugal, o único destes quatro a quem os Jogos passou ao lado, segundo consta, por muito pouco. Mas, num país onde o singular é a prova rainha, e onde não se treina pares, é de muito valor comprovar o nível que atingiu e ainda hoje o demonstra, única e exclusivamente devido ao seu trabalho árduo!
O Marco brilhantemente é olímpico pela terceira vez, sem dúvida conseguido com o seu trabalho árduo! É um grande exemplo no que toca à gestão da carreira desportiva!
Quanto ao Fernando, quem o viu jogar este fim-de-semana nas Caldas da Rainha sabe muito bem do que eu estou a falar quando afirmo que milhares de horas de pavilhão, ginásio, escadas e corrida estão naquelas pernas. Deu uma lição de badminton. E, ora aqui está novamente: trabalho árduo!
Finalmente o Ricardo! Sei que sou suspeita quando falo dele… Afinal de contas é o meu treinador, e sem a sua ajuda não estaria qualificada para os Jogos Olímpicos. Mas quero concentrar-me nele apenas como atleta. Ainda antes de ser treinada por ele, lembro-me de ir para o pavilhão de São João no Funchal (que já não existe) muito antes da hora do meu treino só para vê-lo treinar. Lembro-me de ficar impressionada com a sua concentração no volante, com a sua capacidade de passar uma sequência de 3 minutos (ou 5, ou 10…) a um grande ritmo sem deixar o volante cair ao chão. Mesmo cansado fazia mais um afundo, e mais outro, ia à volta da cabeça, outra vez mais um afundo… Ficava de rastos só de o ver! E depois de 2 horas de este treino intenso ainda ia ao ginásio ou correr… Eu ficava de boca aberta… Como era possível? Pensava para mim se algum dia seria capaz de fazer aquilo… E o que se chama isto? Repito-me, é a capacidade espantosa destes “4 Fantásticos”: trabalho árduo!

E atenção que vêm aí mais quatro, pelos vistos para ficar por muito tempo: Alexandre Paixão, José Pedro Sousa, Pedro Martins e Miguel Jardim. Faço o voto para que sigam as pegadas dos “senhores” mencionados atrás e que sejam tão bons ou, de preferência, melhores que eles.

Até sempre!

4 comentários:

Anónimo disse...

Em primeiro lugar parabéns ana pelo excelente post..falar dos quatro tesouros da nossa modalidade. É incrivel verificar que estes 4 jogadores já na casa dos 30 e poucos anos continuam a ser dos melhores jogadores portugueses.É estupendo comparar o tipo de mentalidade deles com a dos mais jovens talentos de agora. Acho que isso faz a grande diferença..eles lutaram muito, deixaram muita coisa para trás..sabiam como vencer os obstáculos e mesmo quando lhes aparecia uma pedra no caminho..sabiam como contorná-la. Aprenderam a crescer no desporto...a serem Grandes e a levar o nome de Portugal além fronteiras. Eu tenho muito ORGULHO em conhecer todos eles e o seu trabalho e ainda o privilégio de um deles ser o meu tio e de treinar com ele todos os dias. De poder seguir os seus passos e ensinamentos.De ver que ainda hoje ele faz sacrificos apenas para ir treinar..trabalha todo o dia..um trabalho pesado e ainda treina como um guerreiro.Falta isto a nova geração..falta TRABALHO ARDUO como tu e muito bem disseste Ana.Mesmo quando eles achavam que treinavam bem..ainda faziam "trabalho de casa", ginásio, corrida..se o treinador dizia 70 abdominais eles faziam 100..e assim se tornaram no que são hoje.
Eu posso considerar-me uma sortuda porque alem de treinar com o meu tio ainda faço pares com mais um dos 4 magnificos..e até fomos campeões nacionais..HUGO, não há palavras para descrever o teu talento.PARABENS por seres a pessoa e o jogador que és.
O Marco sempre nos habituou a mostrar o seu trabalho e por isso está presente em mais uns jogos olimpicos..36 anos..uau.O Ricardo que além de grande jogador que foi e ainda o é..já é um excelente treinador..parabens.

Agora a minha questão é:

Como é que a Federação ainda não pegou nestes atletas para trabalhar como treinadores..seleccionadores..porquê?? Além de PORTUGUESES..eles são do MELHOR em Portugal e podem transmitir todos os seus ensinamentos aos mais novos...como é possivel não verem isso?

ELES MERECEM MELHOR...PORQUE ELES SÃO GRANDES!!!
PARABÉNS!

Unknown disse...

Ana, apesar de ao longo destes anos não ter tido muita convivência contigo, foi com grande satisfação que li o teu post onde, na tua humilde opinião, me consideras um dos 4 fantásticos da nossa modalidade. É verdade que só se consegue atingir um elevado nível com muito trabalho e dedicação. Gostava de agradecer-te as palavras que escreveste sobre mim e dar-te os parabéns pela tua qualificação olímpica. Boa sorte e desfruta todos os momentos dos Jogos Olímpicos, pois penso que é o momento mais alto da carreira de um jogador, pelo qual eu lutei mas não consegui alcançar… Parabéns, boa sorte e muito obrigado pelas tuas palavras.
Hugo Rodrigues

Anónimo disse...

a diferença dos 4 fantasticos ta na maneira de jogar, nao ta na maneira como se deslocam, ou como correm, o como trabalham...Mas nos Homens que SÃO...nao interessa ser grande la dentro e pequeno ca fora...estes 4 aqui mencionados são aqueles que reunem tais caracteristicas ímpares...por isso sim estes ficam na história...pk como eles há bons fora bons dentro mas assim aí é que se destacam...
quanto a juventude...ainda lhes falta comer muito milhinho...dentro de campo e fora de campo...aí a que se faz a diferença até para à vida pk sim, pk ai tambem sou homem para vir aqui dizer o que vou dizer, Aprendi e TORNEI-ME MAIS HOMEM A CONVIVER COM ESTES 4... e nao foi por jogar mas sim por conhecer, falar...
por isso meus jovens aprendam com estes Senhores...
outra das coisas é da maneira que se fala dos rapazes felizmente ja temos raparigas a aparecerem...e preciso e continuar...

agora resta-me é dar os parabens a quem conseguiu os seus objectivos olimpicos, marco e luisa...
e aqueles que nao conseguiram que nao desistam sao jovens ainda e continuem a lutar para um dia la xegarem quer venham mais ou menos, com menos torna-se teoricamente mais facil com mais torna muito mais saboroso e no final vale sempre a pena...
por isso parabens akeles que nao conseguiram ou aqueles que conseguiram, de certeza que enrriqueceram mauito com esta experiencia...
quanto a questao da telma...
é triste mas nunca ouviste dizer k o k e da casa nunca presta ou que o que e de fora e sempre melhor...mas o mais grave é será que estes homens aqui falados merecem conviver com algumas das pessoas que lá estão? nã lhe desejo tao ma coisa
hehehe
comprimentos a todos...

Badminton Friends disse...

Em primeiro lugar agradecemos o teu comentário e a tua opinião apesar de não sabermos quem és. Contudo e apenas por excepção o colocamos no blog porque resolvemos não aceitar comentários anónimos por varias razões e não custa nada dar a cara.Até para que as pessoas possam saber a opinião de quem escreve e poderem comentar para alguém com nome e não para um anónimo. Talvez seja erro nosso ter anónimo como preferência nos comentários mas a razão pelo qual fizemos foi para que as pessoas que não estavam a conseguir deixar comentários o pudessem fazer assim deixando o nome no final.
E quando dizes que és homem para admitir que te tornaste mais homem por conviver com estes 4 FANTÁSTICOS porque tambem não o foste para dizer quem és? Se calhar até foi lapso e pedimos desculpa se o foi. Aguardamos então caso te apeteca dizeres quem és e claro continuares a nos presentear com os teus comentários.Obrigada!